7 equipamentos que não podem faltar em uma funilaria

Se você está abrindo uma funilaria, deve ler atentamente esse artigo. Isso porque nós vamos trazer uma lista de produtos e equipamentos que não podem faltar.

Quais são os principais equipamentos para funilaria e pintura?

Pistola de pintura

Se você tem uma funilaria, tem que ter uma pistola de pintura. Existem dois tipos de pistola de pintura, a de sucção e a de gravidade.

A pistola de sucção apresenta o reservatório de tinta na parte inferior da pistola. Enquanto que a pistola de gravidade tem o reservatório de tinta na parte superior do equipamento.

Por ser um dos equipamentos de mais uso em uma funilaria, invista em boas pistolas. E, não se esqueça do compressor de ar!

Um bom exemplo de pistola de pintura é a Pistola de Pintura V8 do Brasil, que possui melhor controle de gatilho e melhor anatomia, além do regulador de leque metálico e a capa de ar com aumento de pulverização.

Por falar em pintura, vale a pena conferir: Cuidados para conservação da pintura do carro

Elevadores e rampas

Infelizmente, elevadores e rampas são caros, mas são itens essenciais para uma oficina de carros. Você consegue trabalhar melhor e otimizar o seu serviço.

Dessa forma, existem dois modelos elevadores, os hidráulicos e os elevadores mecânicos. O primeiro elevador utiliza o movimento de pistões a óleo e o segundo, através de um motor.

Se a sua oficina de funilaria ainda é pequena, recomendamos o elevador pantográfico, pois esse não ocupa tanto espaço e pode ser muito útil em um primeiro momento.

Secador

Depois de arrumar a funilaria do carro e pintá-lo, a tinta pode demorar um dia inteiro para secar. Mas, com o auxílio de um secador, esse tempo pode ser reduzido.

Os secadores de funilaria funcionam por meio de ondas infravermelho, que através do calor que emitem, diminuem o tempo de secagem da tinta

Solda

O serviço de solda pode ser oferecido nas funilarias. Depois de consertar lataria do veículo, é possível utilizar a solda MIG/MAG para ajudar na preservação da chapa de metal do carro. Invista em solda MIG/MAG em sua oficina.

As máquinas de solda possuem uma grande variedade de modelos e preços, incluindo inversoras. Para isso, é interessante que você saiba exatamente qual a sua necessidade para poder investir o valor correto no seu equipamento.

Confira aqui alguns modelos e preços de máquinas das melhores máquinas de solda para a sua funilaria.

Sobre soldagem, leia também:

Martelinho de ouro

Assim, como a solda, o martelinho de ouro é um dos serviços prestados pela funilaria. O martelinho de ouro é, basicamente, uma técnica usada para consertar a lataria do veículo. E isso, sem precisar refazer o processo de pintura do carro. Assim, o martelinho de ouro é um procedimento rápido e que atrai muitos clientes com pequenos amassados no seu automóvel.

Repuxadeira elétrica

E, por último, uma boa repuxadeira elétrica não pode faltar em sua funilaria. A repuxadeira elétrica (ou spotter) é uma máquina que possibilita retirar os amassados da lataria de maneira prática e extremamente rápida.

Ela usa técnicas de soluções mecânicas e eletricidade. Dessa forma, você consegue reparar os danos da lataria e também a preparar para receber uma pintura nova.

Portanto, as melhores repuxadeiras elétricas usam uma ferramenta estrela, feita com uma chapa que tem três pontas, auxiliam no serviço de funilaria.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança, conhecidos como EPIs são fundamentais para trabalhar em segurança dentro da funilaria. Não tenha medo de investir em bons equipamentos.

Se você estiver bem equipado e acontecer algum acidente, os EPIs podem até salvar a sua vida. Tenha sempre um avental grosso, óculos de proteção, máscaras para proteger o seu rosto enquanto faz uma soldagem.

Ainda, use sempre luvas e botinas que possam te proteger de algum choque ou curto circuito. Enfim, segurança no ambiente de trabalho é fundamental.

E também, quando um cliente entrar em sua funilaria e perceber que você tem cuidado com a sua segurança, passará a impressão que também vai ter cuidado com o carro dele.

Se você ainda não utiliza EPI no seu dia-a-dia na funilaria, leia este artigo e veja qual é a importância do uso de EPI.

Se já utiliza, tome cuidado, veja a relação entre a validade do EPI e a validade do CA.

Esperamos que com nossas dicas você monte a sua funilaria com todos os equipamentos para fazer um excelente trabalho.

E, não se esqueça de compartilhar esse artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *