Aprenda a pintar o seu carro

19 de novembro de 2019

Se você está planejando uma mudança na cor do seu carro ou apenas quer retocar a pintura, fazer isso em casa pode ser uma excelente forma de economizar. Porém para pintar o seu carro sozinho você precisa saber a forma correta de fazer isso.

Se a pintura for feita de forma incorreta você acabará gastando ainda mais para consertar os estragos realizados. 

Mas não precisa se preocupar, neste artigo vamos te dar as melhores dicas para que você consiga pintar o seu carro em casa da forma correta e economizando bastante dinheiro.

 

Por que começar?

A primeira coisa que você precisa saber, é que esta é uma tarefa que vai levar tempo para ser realizada, por isso é importante reservar alguns dias ou finais de semana para se dedicar a isso.

O primeiro passo para pintar o seu carro é ter em mãos os materiais necessários, vamos listar o que você vai precisar:

  • Lixas 1200 e 2000
  • Lixadeira elétrica, ou a ar
  • Compressor
  • Pistola
  • Politriz
  • Jornais e fita adesiva
  • Máscara de respiração e óculos de segurança
  • Tinta base ou primer
  • Diluentes de tinta
  • Demão de tinta acrílica (ou esmalte de laca transparente)

Fique atento para as quantidades de tinta necessárias para o tamanho do seu carro. Depois basta escolher a cor e ir para o próximo passo!

 

Prepare bem a superfície

Neste momento é importante manter a área de trabalho organizada e estar atento ao local onde você irá pintar o seu carro.

Se for em um galpão fechado, limpe bem o ambiente e evite poeira. Se for em um ambiente ao ar livre, fique atento para que não seja embaixo de uma árvore ou qualquer outra coisa que possa derrubar folhas em cima da tinta fresca.

Depois disso, lave o carro e decida se irá fazer uma pintura uniforme ou com detalhes, e se pretende pintar outros compartimentos como motor e outras peças, para isso talvez seja necessário removê-las.

Quer fazer uma boa limpeza no seu carro antes de partir para o próximo passo? Veja alguns equipamentos básicos para poder lavá-lo e ter um bom resultado.

 

Lixar o carro

Essa é uma das partes mais importantes e é agora que o trabalho começa de verdade. Comece lixando com movimentos circulares, e seja paciente pois vai levar tempo para concluir de forma adequada. 

O ideal é que você chegue até o metal, apesar de demorar, o acabamento fica muito mais elaborado. A superfície deve estar bem lisa e uniforme ao final do serviço, e talvez seja preciso lixar algumas partes com a mão para obter esse resultado em todos os cantinhos.

Depois de lixar, limpe o carro com um pano para remover toda a poeira e espere que todos os resíduos do diluente usando anteriormente evaporem.

 

Hora da pintura

Depois de lixar, você deve cobrir as superfícies que não deseja pintar com jornal e fita adesiva. Cobrir bem os vidros é muito importante.

Siga as instruções corretas para as misturas das tintas, você deverá começar com o primer. Depois de misturar corretamente comece a utilizar o pulverizador (o ideal é treinar antes para obter um bom resultado) para pintar o seu carro.

Veja como preparar a superfície para a pintura.

Será preciso duas ou três camadas de primer para cobrir a superfície totalmente. Aplique camadas uniformes e finas.

Depois disso, você precisará lixar novamente a superfície com a lixa 2000 para obter uma superfície lisa e uniforme.

Depois disso é hora de pintar o seu carro em si. Misture corretamente as tintas aos diluentes e é só começar a pintar. Aplique cerca de três ou quatro camadas de tinta, lixe novamente com a 2000 e depois passe um pano úmido para tirar a poeira.

Por fim, repita os passos com a laca transparente e seu carro estará novo em folha!

Após alguns dias de uso do veículo, é interessante polir ser carro. Veja 3 dicas para ter um ótimo resultado na hora de polir.

 

Conclusão

Pintar o seu carro não é uma tarefa difícil, basta seguir os passos corretamente e você terá bons resultado!

Relacionados