Cilindros de alta pressão


Os cilindros de alta pressão são fabricados com o objetivo de armazenar gases e liberá-los em alta pressão, podendo armazenar gases como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono (CO2), argônio e hélio, além de outros gases inflamáveis ou não.

Por isso, um dos grandes desafios de sua produção é construí-los de forma segura e resistente.

Como são fabricados os cilindros de alta pressão?

1. Toda a produção começa com tubos de aço sem costura SAE 4130 (é um aço para construção mecânica de classificação dos aços ligados para beneficiamento) ou SAE 1541 (este é um aço simplesmente ao carbono) de diferentes diâmetros, que são cortados dependendo do modelo do cilindro que será fabricado.

2. Os tubos já cortados seguem para a máquina de repuxo, que utiliza calor para permitir que o aço carbono sem costura seja moldado, na operação que fecha o fundo e o tampo de cada cilindro. Nessa operação, o fechamento é feito sem qualquer tipo de solda ou deposição de outros materiais que não o próprio aço carbono do tubo.

3. Uma vez fechado o fundo do cilindro, ele é colocado em uma prensa (dependendo do modelo), para permitir que o fundo seja moldado para o cilindro permanecer na vertical.

4. Depois desta etapa os cilindros seguem para o tratamento térmico, que varia conforme norma de fabricação, ISO 9809-1 ou NBR 12791, por exemplo, e pressão de trabalho (150, 200 ou 300 bar).

5. Após o tratamento térmico, a rosca do gargalo é usinada, para que a válvula seja montada. Depois desta fase o cilindro ainda passa por testes de ultrassom, hidrostático e recebe a gravação com sinete e sua numeração.

6. Os cilindros recebem jateamento e pintura, para depois serem entregues aos clientes.
A Soldas Planalto aluga Cilindros de Gás com diferentes opções de cilindros de alta pressão com diferentes gases. Confira nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *