Cuidados com a lavagem a seco

Manter o carro limpo muitas vezes é motivo de estética, mas existem outros motivos para lavar o automóvel regularmente. A limpeza ajuda a economizar com manutenções futuras. Como, por exemplo, ajudar a conservar a carroceira livre de agentes nocivos que danificam o verniz da pintura e até a tinta da lataria.
Isso significa que o motorista zeloso não precisa gastar com retoques para recuperar a original do seu veículo. Mancha na lataria são sinônimos de perda de dinheiro e de carro menos valorizado.
Para a lavagem ter o efeito desejado é preciso que o motorista siga algumas regras. A operação pode ser feita em casa, requerendo apenas um pouco de paciência e muitos panos de microfibra, indicados para esse tipo de limpeza.

Entenda o passo a passo para a lavagem a seco em casa:

1- Depois de comprar um kit de limpeza a seco, certifique-se que o carro está à sombra e com a lataria fria.
2- Agite bem o produto antes de usar e durante a aplicação.
3- Utilize um pano de microfibra para aplicar o produto na lataria e outros dois (ou mais, dependendo do tamanho do automóvel) para remover a solução.
4- Dobre um dos panos de microfibra por duas vezes de forma a obter oito faces de limpeza. Mude a face e desdobre sempre que estiver muito sujo.
5- Aplique o produto no pano de microfibra – não direto na lataria. Com movimentos circulares, limpe as partes desejadas e, antes de secar, remova-o com o outro pano de microfibra, limpo e seco.
6- Limpe pequenas áreas de cada vez. Limpe o veículo sempre de cima para baixo.
7- Caso o produto seque na lataria, aplique novamente o produto e repita o processo.
8- Ao final, utilize outro pano para dar brilho e acabamento.

Mas, como sempre, não adianta lavar o carro, gastar 3 horas limpando se, depois de 02 dias parece que o seu carro nunca foi lavado. É necessário, sempre que lavar o carro, o uso de um protetor sobre a pintura.
Passar uma camada de cera ajuda a manter uma superfície protegida, com bastante brilho, facilita as limpezas posteriores. Pois, a sujeira não adere com tanta facilidade e ajuda também a repelir a água entre outros benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *