Equipamentos básicos para a lavação ideal do seu carro

6 de junho de 2019

Cuidar de carros é um desafio; da manutenção à condução adequada, é necessário ter uma série de posturas para manter o seu carro sempre funcional, bonita e em ordem.

Entre as muitas tarefas a serem feitas quando se tem um carro, está a lavação automotiva, elemento extremamente importante para a “saúde” do veículo e bem-estar dos ocupantes.

Lavar o carro não é uma tarefa qualquer; é necessário ter cuidado e usar só produtos e equipamentos corretos, de forma a maximizar os resultados da lavagem e evitar danos ao automóvel.

Por isso, buscamos elencar alguns equipamentos básicos para a lavação automotiva ideal, a fim de que você trate seu carro da melhor maneira possível, ganhando conforto, beleza e vida útil.

LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

Em primeiro lugar, é importante ter uma lavadora de alta pressão. Trata-se de um instrumento com múltiplos benefícios: ao mesmo tempo em que limpa melhor que qualquer balde ou mangueira comum, também ajuda a economizar água, por realizar a limpeza com água altamente pressurizada.

Exatamente: seu jato forte dá uma grande mão na lavação automotiva, tirando resíduos sólidos da parte externa do veículo com rapidez e eficiência, e, por ser feito através da pressurização da água, acaba gastando menos do que parece.

Apesar de consumir energia elétrica, representa um enorme ganho em custo-benefício.

LUVA DE LAVAGEM AUTOMOTIVA

Também recomendamos o uso de luva de lavagem automotiva. Própria para a lavação automotiva, esta luva é felpuda e adequada para o contato tanto com a lataria quanto com os vidros, limpando com uniformidade e evitando arranhões.

A utilização de esponja em vez da luva tem mais chances de prejudicar a vida útil da pintura ou arranhar o veículo com alguma partícula sólida que seja pega durante a fricção.

Com a luva própria para lavação automotiva, o risco de arranhões fica perto de zero e o resultado é muito melhor, além de ser mais cômodo para quem está lavando.

SHAMPOOZEIRA

O que também ajuda muito é a shampoozeira, conhecida popularmente como “fazedor de espuma”, útil para gerar com facilidade e economia a espuma que será espalhada sobre o veículo durante a lavagem propriamente dita. É um item extremamente útil e que otimiza muito o trabalho de quem está lavando o carro.

CERA AUTOMOTIVA

A lavação automotiva tem várias etapas, e, depois da água e do sabão, é importante dar acabamento no trabalho: o uso de cera automotiva, nesse contexto, é essencial. Muito mais que um capricho, a cera protege a pintura e aumenta a sua vida útil.

Um carro bem encerado, além de ter sua pintura protegida, também acumula menos sujeira – visto que partículas sólidas aderem menos à lataria se esta está revestida de cera –, reduzindo a necessidade de lavar o carro com tanta frequência. Além do mais, um veículo encerado brilha mais e fica mais bonito.

Você sabe qual a diferença entre polimento e enceramento? Confira!

Mas atenção: passe a cera somente com o veículo completamente seco e o faça com cuidado, pequenas quantidades de cada vez e em movimentos suaves e circulares. Lembre-se também de comprar uma cera de boa qualidade e verificar  a limpeza do pano que está sendo usado para passá-la.

Por fim, não esqueça do ambiente interno! O uso de aspirador é muito importante para manter o carro limpo e agradável por dentro, e sem ele, sua lavação automotiva não será completa. Você pode usar um aspirador doméstico, ou, preferencialmente, um portátil, de modelo específico para uso em veículos.

Algumas opções de cera para você:

JÁ É O SUFICIENTE

Os equipamentos apresentados acima são suficientes para um bom trabalho de lavação automotiva, mas há muitos outros que podem ser usados de forma complementar: shampoo para pneus, produtos de limpeza para painéis e assim por diante.

Independente da sua escolha, o importante é que use os equipamentos básicos e tenha atenção e cuidado na hora de higienizar seu veículo. Boa sorte!

Relacionados