Guia básico: como utilizar uma serra circular

31 de maio de 2019

A serra circular é uma ferramenta muito útil para corte de materiais, como ripas de madeira, por exemplo. Ela é como uma serra elétrica manual, mas o seu uso, se não executado da forma correta, pode ocasionar sérios acidentes.

Usar a serra circular é muito simples, desde que se siga todos os passos corretamente e mantenha sempre a atenção no processo de corte.

O real problema é que muitas pessoas utilizam a serra circular sem preparo algum, mesmos sabendo que essa é uma ferramenta que apresenta risco ao utilizador.

Leia também: Serra circular x Serra mármore: entenda a diferença

Neste guia básico, você poderá aprender como é simples manusear uma serra circular e se manter longe de acidentes. Confira o passo a passo:

1. Tenha os equipamentos de proteção

 Ao utilizar ferramentas grandes como a serra circular é sempre importante fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Óculos, luvas e roupas adequada, esses equipamentos podem impedir que seu corpo ou olhos possa vir a ser atingido por algum material solto ou faíscas que podsam saltar no momento do corte.   

Veja: Relação entre a validade do EPI e a validade do CA

2. Ajuste o ângulo

 A serra circular possui um sistema para ajustar os ângulos, cada ferramenta é diferente, mas você deve fazer isso antes de passar para o próximo passo. Se você ajustar a serra no ângulo incorreto pode acabar gerando um grave acidente.     

3. Marque o material

 Vamos usar uma ripa de madeira como exemplo. Antes de executar o corte você precisa marcar o material, isso será importante para que na hora do corte você tenha uma melhor noção de em que direção irá empurrar a serra. O desenho pode ser feito com o isso de uma régua e lápis 6b.

4. Ajuste a profundidade da lâmina

 Essa é uma das etapas mais importantes, após demarcar o material que será cortado você terá que ajustar a profundidade da lâmina.

A lâmina não pode ficar aparecendo mais que o necessário, apenas 2 centímetros a mais que a espessura do material.

5. Apoie o material em uma superfície segura

 Para executar o corte você precisa colocar o material em uma superfície que esteja bem fixada ao chão. A parte a ser cortada não pode estar em cima de outra superfície.

6. Verifique e alinhe a serra

 Agora que já está tudo em seu devido lugar e a serra circular já está pronta para o corte, você precisa colocar a lâmina na área demarcada pelo lápis.

Ao traçar o corte faça um pouco de força (não muita) para que a lâmina faça um corte melhor, a serra precisa estar alinhada para um corte perfeito.

7. Baixe a proteção

 Após terminar o corte você deve desligar a serra e baixar a coifa de proteção. Não deixe a  serra circular na mão de ninguém e certifique-se de que abaixou corretamente a coifa de proteção.

 A escolha da serra circular é algo importante para evitar acidentes e ter uma serra duradoura. A soldas planalto tem tudo que você precisa, serras de qualidade e lâminas a um preço bem acessível.

 

Ao planejar o corte de algum material fazendo uso da serra circular esteja em um ambiente seguro em que não haja pessoas.

A escolha da lâmina é muito importante e um dos primeiros passos a se seguir para o uso correto da serra circular.

Quer encontrar opções de serra circular para você?

Além disso, é importante que você saiba que ao fazer corte de materiais como madeira por exemplo, lascas de madeira podem machucar seus olhos, por isso saiba para que lado as lascas de madeira irão e fique ao lado oposto, não esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual.

Relacionados