Já voltou das férias? Veja dicas para deixar a pintura do seu carro em dia

img/soldaspl_blog/46_post_9370.jpg

Conheça alguns cuidados para deixar a lataria com aspecto de nova
Quem viajou na virada de ano sabe que é praticamente inevitável deixar de expor o carro ao sol e eventuais condições climáticas mais intensas, que castigam a pintura, borrachas, partes plásticas e revestimentos do automóvel — sem contar os efeitos danosos da maresia, para quem foi ao litoral, capaz de provocar até ferrugem em peças metálicas.
É importante lembrar que estes danos só acontecem se houver exposição prolongada e constante aos elementos da natureza. Um mês com o veículo à beira do mar, mesmo sob sol a pino, não é motivo de grande preocupação para quem cuida bem do patrimônio — mantendo, no restante do ano, o veículo limpo e em local coberto.
Mas é evidente que para quem mora na praia o cenário ideal é tentar deixar o carro protegido do sol usando protetores. Usar o bom senso e evitar deixá-lo embaixo de árvores previne danos à lataria e à pintura por conta da queda de plantas, frutas e, inclusive, dejetos de pássaros.
Raios UV agridem
Se você comparar um carro que fica todos os dias sob sol com outro idêntico, mantido em local coberto, o primeiro “envelhece” um ano mais rápido que o segundo, em um período de dez anos. Tem casos em que o verniz da pintura chega literalmente a queimar. Portanto, a regra básica é evitar os raios solares. “Os produtos de proteção são paliativos e sozinhos não evitam o problema”, explica Antônio Carlos Cosimato, da Deep Cleaning, empresa especializada em serviços de limpeza e conservação automotiva.
Segundo o especialista, as peças que mais sofrem com o sol são as plásticas e as de borracha, que se deformam e ficam opacas quando expostas por longos períodos. As borrachas, aliás, se ressecam e perdem as propriedades originais — as palhetas do para-brisa e do limpador do vidro traseiro, por exemplo, devem ser substituídas seguindo os prazos estipulados no manual ou a cada seis meses se ficarem muito tempo sob o sol.
Os raios solares também atacam maçanetas, para-choques, lentes dos faróis (que ficam amareladas e/ou com aspecto fosco) e até as borrachas de vedação dos vidros, em casos extremos.
Fonte: Carros Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *