Dicas para limpar o seu carro internamente

10 de junho de 2020

limpar o carro

Você sabia que a limpeza automotiva está muito além de apenas manter a estética externa do veículo? Isso mesmo, a higienização interna é extremamente importante.

Esse tipo de higienização passou a ser mais vista com o aumento na restauração de automóveis antigos, e também para maior valorização de veículos seminovos. Essa limpeza é um diferencial, em grandes lavações, sendo crucial para a conservação do carro.

Hoje vou te mostrar um pouco mais sobre como é feita a higienização interna de um carro. Você verá também algumas dicas para facilitar ainda mais o seu trabalho, vamos lá?

 

1º dica: Organize os materiais necessários para limpar o carro

De que adianta querer focar na limpeza do carro a tarde toda, se passamos maior parte do tempo indo buscar ou procurar os materiais? Exatamente, nada.

Então como primeira dica, é interessante estar com tudo o que vamos usar em mãos antes mesmo de começar a limpeza.

E o que preciso para limpar meu carro internamente?

Aqui vai a lista dos itens mais básicos para que você faça a limpeza interna do seu carro:

Agora que você já sabe o que é necessário para fazer uma boa limpeza interna em seu carro, podemos partir para o próximo passo.

2º dica: Tire todo o lixo

Com os materiais necessários em mãos, comece tirando os objetos, lixos, restos, estepe e também os tapetes. A higienização é sempre feita de cima para baixo, nunca comece limpando o carpete ou os bancos.

Afinal, dependendo da situação em que o veículo se encontra, os carpetes podem conter ácaros no meio de suas fibras.

3º dica: Comece pelo painel

Apesar de não ser o primeiro lugar em que pensamos em limpar primeiro no carro, é importante começar por ele.

Utilize um pano úmido como detergente neutro, e lembre-se: Sempre passe o pano suavemente. Dessa forma, você evita riscos e arranhões no painel.

Use esse mesmo pano para limpar o câmbio e o volante, já que são as partes muito contaminadas dentro do carro.

Em relação ao ar condicionado, o interessante é limpar com um pincel ou cotonetes, tirando toda a poeira de dentro.

4º dica: Agora, partimos para os bancos e tapetes

Nesse momento, o aspirador de pó deve ser utilizado. Remova toda a sujeira e poeira que ver nos bancos da frente e nos de trás também. Após isso, use um pano úmido juntamente com sabão neutro e passe pela superfície do estofado.

Caso o banco do seu carro seja de couro, é importante tomar cuidado dobrado. E para isso, use apenas o sabão neutro, pois outros produtos podem acabar danificando a cor ou a textura do couro.

Partindo para os tapetes, tire toda a poeira batendo-o em uma sacola.

Caso necessário, use também o aspirador pó, e então lave o tapete normalmente com uma escova, água e detergente neutro.

Conclusão

Hoje você viu um pouco sobre a arte de limpar bem um carro pelo lado de dentro, e viu também algumas dicas que você pode aplicar quando lavar seu carro.

Caso queira ver um artigo aqui do blog, falando sobre a lavação externa de um carro, dá só uma olhada nesse. Aqui falamos sobre os principais equipamentos necessários para fazer uma boa lavagem no carro.

Agora fica com você a parte de deixar o seu carro parecendo novo. Até mais!

 

Relacionados