Manutenção industrial, o que é e como funciona

img/soldaspl_blog/84_post_5122.jpg

A manutenção industrial de máquinas e equipamentos é o conjunto de ações necessárias para manter ou restaurar uma ferramenta nas condições originais, objetivando a máxima vida útil.

Em busca de competitividade e excelência profissional, a manutenção assume cada vez mais funções na estratégia das organizações. É responsável pela disponibilidade e atividade constante das ferramentas de trabalho.

A manutenção é de importância fundamental para as empresas, pois, quanto mais eficaz for menor é o índice de perda capital pela parada inesperada de uma máquina ou equipamento.

Tipos de manutenção

Reativa/Corretiva: mais simples e menos sofisticada ainda utilizada por muitas empresas. O equipamento é operado até falhar e, só então é reparado ou substituído.

Preventiva: baseada em um calendário de manutenção, consiste em um conjunto de ações realizadas para evitar falhas. Envolve atividades detalhadas e planejadas em uma base periódica, mensal, trimestral, semestral ou anual.

Preditiva: a manutenção preditiva é baseada em uma avaliação (contínua ou periódica) em um curso da condição operacional real do equipamento.

Detectiva: é a atuação efetuada em sistemas de proteção, buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *