Soldagem MIG e MAG: entenda como funciona

A soldagem MIG e MAG é um tipo de soldagem realizada por um arco elétrico com gás de proteção. A sigla MIG quer dizer que Metal Inert Gas, enquanto MAG, Metal Active Gas.

Recentemente comparamos os processos de soldagem TIG e MIG, confere aqui!

Assim, o processo de soldagem ocorre com a presença de gases de metal que estão ativos ou inertes. Conforme essa característica, pode-se determinar o tipo de soldagem que é realizada.

A soldagem MIG e MAG é um processo onde a soldagem por arco elétrico ocorre entre a peça e o consumível, que pode apresentar formato de arame ou eletrodo não revestido, possuindo um alimentador contínuo.

Com esse processo é possível realizar a união ou liga entre os materiais que se pretende soldar por meio de fusão ou aquecimento.

De forma mais detalhada, o que ocorre é que o arco elétrico acaba fundindo de forma contínua o arame (consumível) ao mesmo tempo que é alimentado à poça de fusão.

Então, o metal de solda fica abrigado da atmosfera pela corrente contínua (CC) de gases, que podem ser inertes – MIG ou ativos – MAG.

Outra característica desse processo é que o arame utilizado, em sua maioria, apresenta polo positivo, usando o sistema de polaridade reversa. O sistema de polaridade direta, apesar de produzir fusão maior do eletrodo, produz instabilidade no arco elétrico, por isso dificilmente é utilizada.

Sendo assim, a soldagem do tipo MIG – MAG pode ser utilizada na maioria dos metais, em indústrias que trabalham alumínio, aço e aço inox, cobre, entre outros.

É sempre importante ressaltar que a soldagem é um processo complexo e que exige a atuação de um profissional capacitado para tal função. Confira o nosso artigo sobre os cuidados a serem tomados no processo de soldagem.

A seguir vamos trazer mais especificações sobre cada um dos processos de soldagem. Nos acompanhe.

Soldagem MIG

O processo MIG de soldagem utiliza como proteção um gás inerte, esses gases, portanto, são constituídos de átomos monoatômicos. Os principais gases utilizados, são o gás Hélio ou Argônio. Estes não interagem fisicamente com a poça de fusão da soldagem, por isso, são largamente utilizados nesse processo.

A soldagem MIG teve início com a soldagem em indústrias que produziam ou trabalhavam com alumínio.

Soldagem MAG

A soldagem MAG utiliza como proteção gases ativos, sendo assim, esses gases interagirão com a poça de fusão.

Os gases MAG funcionam eliminando os gases presentes na atmosfera, como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, protegendo a região onde ocorrerá a soldagem. O principal gás utilizado na soldagem do tipo MAG é gás carbônico, CO2.

Vantagens

As principais vantagens no que se refere a soldagem MIG-MAG, são a alta quantidade de deposição do metal na soda; tempo menor de soldagem, quando comparado com o processo com eletrodo revestido; não é necessário retirar a escória; baixo valor de produção; o processo de soldagem pode ser realizado em qualquer posição; existe o processo automático de soldagem MIG/MAG; as soldas e cordão de solda apresentam ótima qualidade e acabamento; o arame consumível apresentar baixo valor, quando utilizado para soldas em aço e matérias que tem em sua constituição metal de ferro; a soldagem MIG/MAG é extremamente fácil, por isso, pode ser realizada em alta velocidade, proporcionando menos distorções ou ondulações na solda.

Desvantagens

A soldagem MIG/MAG, apesar de ser um excelente processo, contém algumas desvantagens e limitações que vamos discorrer a seguir.

A soldagem MIG/MAG não pode ser realizada em locais de alcance difícil; esse processo não pode ser feito, em hipótese alguma, perto de corrente de ar; o cordão de solda, em alguns casos, com o tempo, pode apresentar certa porosidade; o equipamento de Soldagem MIG/MAG é bem mais caro que o Eletrodo Revestido, além disso, o arame consumível tem alto valor quando a solda for realizada em materiais de alumínio e aço inoxidável e a regulagem do processo de soldagem apresentar certa complexidade.

Leia também:

Esperamos que você tenha compreendido um pouco melhor sobre o processo de soldagem conhecido como MIG/MAG.

Tem alguma dúvida? Vamos adorar poder solucioná-lo. Utiliza esse processo? Comente com a gente como é o seu dia a dia usando MIG/MAG. Compartilhe esse texto e ajude outras pessoas a conheceram o processo de soldagem MIG/MAG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *