Tempo de setup na fábrica, o que é isso?

fabrica

Tempo de setup é o período em que a produção é interrompida para que os equipamentos sejam ajustados ou reconfigurados para entrada de novos produtos na linha de produção, ou para preparo e troca de ferramentas usadas na produção.

Esse tempo ocorre durante vários estágios da produção, para aperfeiçoar a produção aumentando os lucros, por isso mesmo é muito importante que seja feito sempre que necessário.

Ele é contado desde a saída da última peça do equipamento antes do setup, até a saída da primeira peça depois do setup.

Quando fazer o tempo de setup:

Esse tempo em que a máquina fica parada para fazer o setup, não é tempo perdido, é um investimento que deve ser feito regularmente par evitar danos ou desgastes desnecessários no equipamento.

Quando o equipamento produz um único tipo de produto, esse tempo de setup é basicamente para corrigir defeitos, limpeza ou manutenção básica.

Porém quando o equipamento produz dois ou mais produtos diferentes, ainda que usando o mesmo tipo de material, é necessário que se faça o setup mais regularmente, pois além da limpeza e manutenção básica, a cada troca de produto é necessário que se faça a parada para um reajuste da máquina à produção do novo produto.

Todo o equipamento comprado por uma empresa para a produção de produtos é um investimento e por isso mesmo merece atenção, pois eles é que gerarão o lucro para a empresa, desta forma, devem ser bem cuidados para que não haja despesas com peças quebradas ou desgastadas.

Setup interno e setup externo

O setup interno é feito quando há a necessidade de parar o equipamento. Durante este tempo a maquina não produz, e é exatamente neste tipo de setup que há mais necessidade de agilidade e aproveitamento do tempo, para que não haja prejuízos com a parada.

O setup externo permite que se realize o procedimento com o equipamento em funcionamento, não acarretando retardamento na produção.

Como reduzir o tempo de setup

Na linha de produção, alguns minutos pode fazer uma diferença enorme, portanto, reduzir o tempo de setup é maximizar a produção.

Comumente chamado de SMED (Single minute exchange of die), ou TRF (Troca rápida de ferramentas), é a técnica aplicada para diminuir o tempo de setup, são alguns passos que visam facilitar o procedimento e otimizar o tempo dispensado com o setup.

O SMED é geralmente aplicado em etapas:

  1. Identificar as atividades do setup, fazendo um check-list de todo o processo do setup, abrangendo atividades técnicas executadas e acessibilidades as ferramentas usadas.
  2. Fazer uma analise de todo o processo do setup, em busca de falhas e ver a melhor forma possível de corrigir essas falhas antes de começar o processo de setup.
  3. Melhorar as atividades do setup interno, procurar melhorar o posicionamento das ferramentas e eliminar a necessidades de apertos de porcas e parafusos através de gabaritos.
  4. Fazer um roteiro para as atividades de preparação melhora o tempo do setup externo.
  5. Executar operações simultâneas, usar dois ou mais operários para realizar a tarefa de setup simultaneamente pode reduzir em muito o tempo dispensado para essa função.
  6. Padronizar as atividades de setup registrando e documentando todas as melhorias alcançadas é uma maneira de agilizar o processo e diminuir o tempo da maquina parada.

Uma observação a ser feita é que os operadores de setup devem entender do funcionamento e das características de cada equipamento, não deixando essa função na mão de pessoas que não tenham profundo conhecimento do que estão fazendo.

É muito importante ter pessoas em quem confiar para essa função, seja o operador da maquina, ou mesmo um terceiro contratado especialmente para isso.

Como funciona o tempo de setup na sua empresa? Você otimiza esse tempo constantemente? Deixa nos comentários a sua experiência ou a sua dúvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *