Tipos de adesivos para diferentes substratos

Adesivos estão presentes por todos lugares. Seja para certificar a segurança de uma etiqueta em uma embalagem ou para lacrar por completo uma caixa. É importante que saiba que existe um tipo de adesivo adequado para cada substrato, material e aplicação. Fique tranquilo que vamos apresentar os principais tipos de adesivos juntamente com suas características e indicações. Confira!

Adesivo acrílico removível

É geralmente um adesivo acrílico e é indicado para aplicações onde existe a necessidade de fácil remoção. A fácil remoção faz com que não deixe vestígios de que um adesivo estava aplicado. A utilização desse tipo de adesivo é recomendada para vidros, plásticos de cozinha e outros utensílios de cozinha os quais não é desejável que fique com resquícios grudentos.

Adesivo acrílico permanente

É o adesivo mais comum e encontrado em praticamente qualquer papelaria. É utilizado para aplicações gerais que não requerem muita aderência. Por ser de uso geral não é muito recomendado para condições adversas de temperatura e humidade.

Adesivo acrílico extra-permanente

Tem uma aderência inicial que é denominada tack muito mais elevada que o adesivo acrílico permanente. O tack faz com que seja possível adesivar superfícies onduladas ou rugosas. Além disso tem uma resistência um pouco mais alta a temperatura do que o adesivo acrílico permanente.

Adesivo super-permanente

É um dos adesivos de referência para os que desejam solidez e adesivagem a longo prazo. Os adesivos super-permanentes tem como base resina sintética e funciona bem com a maioria das superfícies. O tack inicial é extremamente elevado e comparável ao de um adesivo acrílico extra-permanente. Além disso é capaz de adesivar plásticos como o polietileno que oferece grande dificuldade para os outros tipos de adesivos.

Adesivos para baixas temperaturas

Um dos maiores problemas dos adesivos convencionais são as baixas e altas temperaturas. Para adesivar baixas temperaturas existem adesivos específicos. Esse tipo de adesivo é capaz de manter aderência até temperaturas de -30º C negativos. É ideal para produtos congelados ou usar dentro de câmaras frias.

Existem ainda outra grande variedade de tipos de adesivos conforme suas funções. Não entraremos em detalhes em cada uma delas mas saiba que existem ainda os seguintes tipos de adesivos:

  • Adesivo holográfico: é um adesivo com cores realçadas e muito utilizado para chamar atenção de consumidores.
  • Adesivo para carros: é muito utilizado em vidros de veículo seja para divulgar uma marca, produto ou empresa.
  • Adesivo para embalagens: utilizado na maioria de embalagens para fornecer informações ou apenas divulgar um produto.
  • Adesivo para vitrines: geralmente são utilizados tanto como decoração quanto como informativos de valores e promoções.

Os adesivos apresentados aqui correspondem a quase totalidade dos adesivos no mercado. O restante tem usos muito específico como automotivos, hospitalares, aéreos, entre outros. Como podemos perceber existem adesivos para praticamente todas finalidades e adversidades. Baixas e altas temperaturas, altas humidades, embalagens convencionais, embalagem hospitalar e muito mais.

Em todo lugar sempre vai existir um adesivo. Seja em rótulos, etiquetas ou para certificar que uma embalagem está devidamente lacrada. Atualmente os adesivos são utilizados para duas atividades principais: embalar produtos e como rótulos transparentes. Sendo assim, todos os adesivos que apresentamos aqui vão ser úteis para você. Agora basta escolher o quão permanente deseja seu adesivo e se vai ser colocado em um produto com baixas temperaturas.

Você já sabia sobre todos esses adesivos? Sabia que existem ainda mais tipos de adesivos? Para qual finalidade deseja utilizar os adesivos? Tem alguma sugestão de adesivo para uma finalidade específica? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *