A manutenção industrial de máquinas e equipamentos é o conjunto de ações necessárias para manter ou restaurar uma ferramenta nas condições originais, objetivando a máxima vida útil.
Em busca de competitividade e excelência profissional, a manutenção assume cada vez mais funções na estratégia das organizações. É responsável pela disponibilidade e atividade constante das ferramentas de trabalho.
A manutenção é de importância fundamental para as empresas, pois, quanto mais eficaz for menor é o índice de perda capital pela parada inesperada de uma máquina ou equipamento.
Tipos de manutenção
Reativa/Corretiva: mais simples e menos sofisticada ainda utilizada por muitas empresas. O equipamento é operado até falhar e, só então é reparado ou substituído.
Preventiva: baseada em um calendário de manutenção, consiste em um conjunto de ações realizadas para evitar falhas. Envolve atividades detalhadas e planejadas em uma base periódica, mensal, trimestral, semestral ou anual.
Preditiva: a manutenção preditiva é baseada em uma avaliação (contínua ou periódica) em um curso da condição operacional real do equipamento.
Detectiva: é a atuação efetuada em sistemas de proteção, buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação.