Seja em uma construção civil, indústrias, uso próprio ou quaisquer trabalhos. O uso da serra circular e da serra mármore é extremamente eficaz para um melhor trabalho e acabamento.
Hoje, vamos te mostrar as funções de cada uma das serras, como e quando elas podem ser utilizadas.
Uma das grandes dúvidas de pessoas leigas em ferramentas como essas, é em relação a diferença entre as duas serras. Para novos compradores ou novos conhecedores, ambos os tipos de serras são incrivelmente semelhantes.
Porém, é de extrema importância saber a diferença entre as duas. Começando pelo fato de que possuem nomes diferentes, e é claro, funções diferentes.
Muitas pessoas tem dificuldades em diferenciar. Isso se dá pelo fato de que são muito parecidas, porém, as funções são totalmente diferentes.
E caso você utilize uma para para a finalidade de outra, isso pode ocasionar um mal funcionamento da serra e até mesmo causar danos ao material.
Serra Circular
Essa contém inúmeras variações de tipos e qualidades. Ou seja, os discos podem ser de tungstênio e de dentes. O uso correto das lâminas, ocasiona num corte correto e bem acabado de certos materiais: Madeiras, folheados, compensados, laminados, chapas de fibra, MDF, plásticos, etc.
É interessante que você saiba, que existem diferentes tamanhos e tipos de serras circulares. As principais são:
- Serra de esquadria: Lâminas de dentes finos. Disponíveis em 120v para AC e diversas voltagens para DC;
- Serras com 18,4 cm: Podem ser utilizadas em madeiras de até 5,7 cm;
- Serras de 20,32 cm e 25,4 cm: Utilizadas para madeiras grossas, de até 10,2 cm;
- Serras Worm-Drive: Madeiras longitudinais – corte com sentido das fibras da madeira – decks e revestimento;
- Serras com 16,5 cm: Material composto, madeira, longitudinal e comprimento nominal.
Serra mármore
Graças a seu excelente trabalho, essa máquina se tornou indispensável para trabalhadores. Este equipamento é utilizado para fazer cortes retos e curvos em todos os tipos de pedra ornamental. Ou seja, podemos cortar pisos, cerâmicas, tijolos, telhas, concreto, azulejo, etc. E como todos sabemos, todo material que será cortado necessita de um disco de corte com especificações apropriadas.
Muitas pessoas têm preocupação em relação a proteção adequada para operar a máquina com granito ou mármore. Além de fazer o uso de EPI para segurança, é indispensável que você busque verificar as instruções e manual do equipamento.
Algumas diferenças
Em relação a serra de mármore, a circular possui um disco relativamente maior, e é usada para trabalhos em madeira.
Uma diferença entre ambas, é a rotação. Enquanto a serra circular possui uma rotação um pouco mais baixa, a mármore possui alta rotação. O que ocasiona alta eficiência em materiais resistentes.
Além disso, as serras de mármore possuem discos menores e diamantados. E é por esse motivo que o equipamento é capaz de cortar pisos, ardósias, etc.
Gostou da matéria de hoje? Deixe nos comentários seu feedback ou entre em contato para mais informações dos produtos. Até a próxima!