Como fazer a limpeza do carburador com álcool isopropílico

26 de novembro de 2019

As peças do carburador estão presentes em vários carros e caminhões, e o carburador consiste em diversas peças distintas, tais como bobinas de estrangulamento, kits de hidrato de carbono, etc.

Fazer a limpeza das peças carburador da forma correta é muito importante para manter tudo em perfeito funcionamento. O álcool isopropílico é feito a partir da combinação de propeno e água. E a utilização do álcool isopropílico se dá devido a sua rápida evaporação não deixando resíduos nas peças. 

Por isso, fazer a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico é uma excelente opção.

Vaja também quais as peças que desgastam mais em um carro e quando trocá-las?

Neste artigo vamos te explicar passo a passo como fazer a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico da maneira correta!

 

Por que é importante fazer a limpeza das peças do carburador?

O carburador do seu carro é, provavelmente, uma das peças mais importantes do motor. Ela é responsável por controlar a entrada de combustível e de ar que entram no motor, e também a mistura desses dois para que a combustão ocorra da forma correta.

Esse controle feito pelo carburador é muito importante, pois se seu motor tiver com muito ar ele poderá perder potência, e se tiver muito, poderá “afogarpor ter excesso de combustível.

Os carros e motos mais novos não possuem mais carburador, pois foram substituídos pela injeção eletrônica. No entanto carros mais antigos ainda o possuem, e por isso é importante que você saiba como cuidar dele direitinho.

Sendo uma peça tão importante para o desempenho do seu veículo é necessário que ela esteja sempre em bom funcionamento, e a limpeza das peças que compõem o carburador e essencial para manter esse bom funcionamento.

É muito comum que os carros apresentem problemas no carburador com frequência, e isso acontece geralmente pela falta de cuidados adequados com essa peça. A limpeza apropriada das peças te ajuda a poupar dinheiro, mas também evita acidentes como o início de um incêndio.

Veja qual a vida útil das principais peças do seu carro.

E uma das formas mais práticas é limpeza das peças carburador com álcool isopropílico e você pode fazer isso sozinho. Abaixo está o passo a passo de como realizar essa limpeza corretamente:

 

Passo a passo

Antes de começar de fato a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico você precisará de dois materiais: Spray e Pano (de preferência um que não solte fiapos).

Antes de começar a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico lembre-se de desligar a alavanca do tanque reserva de gasolina para evitar desastres.

  • A primeira coisa a se fazer é remover as peças de borracha ou de plástico que revestem as peças carburador que planeja limpar, pois ao entrarem em contato com o álcool podem ser danificadas, ou mesmo encolhidas.
  • A segunda coisa é derramar o álcool isopropílico em um frasco spray, caso ele já não tenha vindo em um frasco com essa funcionalidade.
  • Depois disso basta borrifar o álcool nas peças e deixá-las em uma superfície limpa para deixar as peças descansarem até que o álcool evapore totalmente. Isso leva cerca de 2 a 5 minutos.
  • Por fim utilize o pano para retirar quaisquer resíduos que possam ter ficado na peça.

Pronto! Viu só como é fácil fazer a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico?

 

Conclusão

Entre os problemas que você pode evitar com a limpeza das peças do carburador estão: evitar o rompimento ou ressecamento das juntas do diafragma ou da bomba de aceleração e evitar a corrosão interna do carburador.

Viu só como é importante fazer a limpeza das peças carburador com álcool isopropílico? Além disso é fácil e te ajudará a poupar diversos problemas no futuro.

Relacionados