Dicas para remover fita dupla face

19 de março de 2019

As fitas dupla face são muito utilizadas para diversos fins, mas removê-las pode se mostrar uma tarefa um pouco complexa. Para remover a fita dupla face, precisamos, em primeiro lugar, levar em conta a superfície que ela está grudada. A técnica ou produto para remoção pode danificar a superfície de maneira irreversível, piorando a situação. As superfícies mais comuns são portas, paredes e vidros, mas pode haver a necessidade de retirar a fita dupla face de superfícies plásticas ou de papéis também. Veja abaixo algumas dicas valiosas para solucionar este problema:

Removendo fita dupla face de portas e paredes

Um procedimento padrão para este caso é o uso de secador de cabelo. Coloque o secador na potência máxima e tente concentrar todo o calor nas bordas da fita. Após alguns minutos, tente removê-la com as unhas ou com o auxílio de uma faca. Muito provavelmente não sairá tudo na primeira tentativa, sendo necessário refazer todo o procedimento.

Se a remoção com o secador não foi completamente eficiente, temos que apelar para os produtos químicos. Misture um pouco de vinagre, água e detergente em um recipiente e, com o auxílio de uma esponja, esfregue toda a parte que contém os resíduos da fita dupla face. Tome cuidado, pois a fricção mais os produtos podem acabar removendo a tinta da superfície.

Se ainda não ficar satisfeito com o resultado, use uma esponja de melamina – conhecida como esponja mágica – em vez da esponja comum. Repita o procedimento anterior com cautela, esfregando gentilmente por cima dos resíduos de fita.

Removendo fita dupla face do vidro

Aqui devemos tomar cuidado com o vidro, pois usar calor ou produtos abrasivos pode danificar significativamente a superfície, podendo até rachar o vidro em questão. Para essa empreitada, separe os produtos limpa-vidro, óleo de cozinha e/ou limpeza, esponja e álcool isopropílico.

Inicie retirando o máximo que conseguir da fita dupla face com sua unha ou com o auxílio de uma faca de manteiga, tomando cuidado para não riscar o vidro. Se estiver muito difícil de remover desta forma, borrife um pouco de produto limpa vidro e tente esfregar, delicadamente, a superfície com uma esponja. Na falta de produto limpa-vidro, você pode preparar uma solução com água, vinagre e detergente.

Caso ainda reste resíduo da fita, use algum óleo – como azeite de oliva – junto com a esponja, fazendo movimento circulares. Você pode usar óleo de limpeza, caso possua em sua casa.

Para a limpeza ser completa, use álcool isopropílico e um paninho macio, polindo toda a área onde a fita estava. O álcool serve para retirar qualquer marca de óleo e resíduo de fita que possa ter sobrado.

Removendo fita dupla face – dicas gerais

Na maioria dos casos, a fita dupla face irá sair com o uso correto do secador de cabelo, sendo muito bom para remover a fita de papel ou fotografias – tomando cuidado com a fotografia.

Nos casos mais difíceis, podemos recorrer ao uso de óleo de cozinha ou produtos de limpeza específicos para cada superfície, sempre com o auxílio de uma esponja.

Se a superfície não for pintada, um produto muito poderoso para remover a fita dupla face por completo é a acetona, bastando colocar um pouco sobre a fita e esperar alguns minutos; a fita se soltará completamente da superfície, não deixando resíduos. O problema está na dificuldade em usar a acetona, dado que muitas superfícies são facilmente danificadas por ela.

O uso do álcool isopropílico também é muito poderoso, principalmente quando a superfície for plástico. Ele tem o mesmo efeito da acetona, fazendo com que a fita se solte completamente sem deixar resíduos.

Você pode tentar colar uma fita adesiva na fita dupla face, deixando fixar por um tempo. Se tudo correr bem, a fita dupla face sairá junto com a fita adesiva que fora colocada por cima dela.

Relacionados