Furadeira ou parafusadeira: Qual a diferença?

Furadeira ou parafusadeira

É provável que quase todas as pessoas tenham ou já tiveram essa dúvida. E apesar desses dois equipamentos serem bastante parecidos, eles possuem funções bastante diferentes.

As furadeiras, por exemplo, servem para fazer perfurações na parede, onde serão colocados móveis, prateleiras ou quadros.

Já as parafusadeiras, servem apenas para parafusar e desparafusar, sendo bastante úteis para montar e desmontar móveis.

Hoje, veremos algumas especificações técnicas e aprofundadas sobre cada um desses equipamentos. Confira:

A furadeira

Sendo uma ferramenta obrigatória para alguns serviços, a furadeira como o próprio nome já diz serve para perfurar superfícies.

As furadeiras estão presentes no mercado em inúmeros modelos diferentes. Esses vão desde os mais comuns até os com mais impacto. Além disso, podem ser de bancada coluna ou então pneumáticas.

Sejam os modelos mais simples, ou então os com maior impacto, as diferenças entre os modelos são em relação à velocidade, potência e tamanho do mandril.

Curiosidade: Você sabia que o mandril também possui diferentes modelos? Isso mesmo, e assim como as brocas, cada um deles possui funcionalidades e materiais específicos a serem trabalhados.

A parafusadeira

Essa já não é para fazer furos. Como já dito, a parafusadeira serve para fixar, parafusar e desparafusar, apertar e desenroscar parafusos e rebites.

Funciona como a junção de uma chave de fenda com a furadeira. Ela possui praticamente as mesmas características dessas duas ferramentas, tornando os trabalhos principalmente de marcenaria mais fáceis.

E assim como as furadeiras, as parafusadeiras também possuem diversos modelos disponíveis no mercado. Existem então as que são simples, as de alto impacto, elétricas, à bateria ou cabo e pneumáticas.

Vimos que a parafusadeira não é ideal para fazer perfurações, mas seu principal benefício é a mobilidade e fácil manuseio. Afinal, é uma ferramenta um pouco menor que a furadeira e também mais leve. Sem contar que não possuem fios e cabos.

Qual das ferramentas é a ideal?

Para responder essa pergunta, é necessário saber e levar em consideração os materiais a serem trabalhados, tempo de uso, e também se é para uso doméstico ou profissional.

Isso porque no mercado existem modelos indicados tanto para serviços leves quanto para pesados, e fazer a escolha ideal pode ocasionar um melhor funcionamento e desempenho da ferramenta.

Conclusão

Agora que você já sabe qual a diferença entre as furadeiras e parafusadeiras, será mais fácil escolher a ferramenta ideal de acordo com o trabalho que precisa ser feito.

Vale ressaltar, que para qualquer trabalho, seja com furadeira ou parafusadeira, é sempre importante fazer o uso de equipamentos de segurança individual, os famosos EPIs. São equipamentos que podem até mesmo salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *