Guia básico: Como utilizar uma serra circular

serra circular

A serra circular é uma ferramenta muito útil para cortar determinados materiais, como ripas de madeira por exemplo. Ela é como uma serra elétrica manual, mas seu uso de forma errada pode ocasionar sérios problemas ou acidentes.

Fazer o uso dessa serra é bastante simples, desde que os passos sejam seguidos corretamente, e que sempre mantenha atenção no processo de corte.

O verdadeiro problema, é que muitas pessoas utilizam a serra sem preparo algum, mesmo sabendo que o equipamento apresenta riscos ao utilizador.

Então hoje, você poderá entender um pouco mais sobre o funcionamento da serra. Além disso, vamos te mostrar como é simples manusear uma serra circular e se manter longe de acidentes. Confira:

1 – Tenha equipamentos de proteção

Quando utilizamos ferramentas grandes como a serra circular, é sempre importante fazer o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Óculos, luvas e roupas adequadas, são alguns dos equipamentos que podem impedir que seu corpo ou olhos possam ser atingidos por algum material solto ou faíscas.

2 – Ajuste o ângulo

A serra circular é uma ferramenta bastante completa, o equipamento possui um sistema de ajustes de ângulo.

Caso o ajuste do ângulo não fique correto, isso pode acabar gerando graves problemas tanto para o material, quanto para o manuseador.

3 – Marque o material

Vamos usar uma ripa de madeira como exemplo. Antes de executar o corte, precisamos marcar o material. Isso é importante para que na hora do corte tenhamos uma melhor noção da direção para cortar. O desenho pode ser feito com o uso de uma régua e lápis 6b.

4 – Ajuste a profundidade da lâmina

Sendo uma das etapas mais importantes, após demarcar o material que será cortado, devemos ajustar a profundidade da lâmina.

A lâmina não pode aparecer mais do que o necessário, apenas 2 centímetros a mais que a espessura do material.

5 – Apoie o material em uma superfície segura

Para executar o corte, precisamos colocar o material em uma superfície bem fixa ao chão. A parte a ser cortada nunca pode estar em cima de outra superfície.

6 – Verifique e alinhe a serra

Agora que tudo já está em seu devido lugar e a serra circular já está pronta para o corte, precisamos colocar a lâmina na área demarcada pelo lápis.

Ao traçar o corte, faça um pouco de força. Não muita, mas isso é importante para que a lâmina faça um corte melhor.

7 – Baixe a proteção

Terminando o corte, devemos desligar a serra e baixar a coifa de proteção. Não deixe a serra circular na mão de ninguém e certifique-se de que abaixou corretamente a coifa de proteção, afinal, essa é apenas uma medida de segurança.

Conclusão

Ao planejar o corte de algum material fazendo uso da serra circular, esteja em um ambiente seguro e que não haja muitas pessoas.

O uso correto da serra circular é algo importante para evitar acidentes e ter uma serra danificada em poucos usos. A Soldas Planalto tem tudo que você precisa, serras de alta qualidade e lâminas à preços bastante acessíveis.

A escolha da lâmina é muito importante e um dos primeiros passos a se seguir para o uso correto da serra circular. Então, vê esses dois exemplos de serras:

Além disso, é importante que você saiba que ao fazer corte de materiais como madeira por exemplo, lascas de madeira podem machucar seus olhos, por isso saiba para que lado as lascas de madeira irão e fique ao lado oposto, não esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *