Principais tipos de lixadeira e suas funções

Lixadeira Orbital

Muito utilizada para otimizar trabalhos manuais de desbaste e acabamento, a grande variedade de lixadeiras no mercado poupa esforço de quem as usa. Além disso, a lixadeira realiza, na maioria das vezes, um trabalho de ótima qualidade se bem manuseada.

Assim como outras ferramentas elétricas, a lixadeira surgir como alternativa do trabalho manual. Antes disso, trabalhos como acabamentos exigiam grande esforço físico, e que nem sempre tinham bons resultados.

Ao lixar uma superfície, por exemplo, o esforço manual poderia variar de acordo com a disposição física do executor. Sendo assim, o resultado era muitas vezes de má qualidade.

Voltando a falar sobre as lixadeiras, elas possuem inúmeros modelos no mercado. Pensando nisso, resolvemos trazer os detalhes de algumas variações dessa ferramenta. Confira:

Lixadeira orbital

Um dos modelos mais conhecidos, a lixadeira orbital é bastante usada para deixar superfícies lisas. Essa realiza um trabalho fino, entregando um resultado incrível.

As lixadeiras orbitais são empregadas normalmente em trabalhos em madeira, e pode ter dois formatos. O circular e o retangular, que devem ser usados dependendo da utilização.

Esse modelo possui a base retangular, e é chamada de orbital. Quando a base é circular, é chamada roto-orbital.

A diferença é que enquanto a orbital é usada em materiais como madeira, MDF e drywall, a roto-orbital pode também ser usada para funilaria.

Lixadeira de cinta

Esse, é provavelmente um dos modelos que possuem maior potência. A lixadeira de cinta é caracterizada pela cinta de lixa, a qual é utilizada para remover quantidades maiores nas superfícies.

Além disso, esse modelo é bastante utilizado em superfícies altamente desniveladas. Sua alta rotação auxilia na execução do lixamento e pode ser usada por grandes períodos.

Por ser bastante potente, é indispensável que se use algum tipo de coletor de pó junto ao trabalho da ferramenta. Isso porque o pó gerado ao lixar pode ser prejudicial à saúde.

A lixadeira de cinta pode ser encontrada em outros dois modelos. Um deles é mais convencional, de tamanho menor, porém portátil e utilizado na horizontal. Já o segundo modelo é vertical, é uma lixadeira fixa e o que deve ser movido e manuseado é o material a ser lixado.

Lixadeira angular

Diferente dos modelos anteriores, a lixadeira angular não é utilizada para fazer acabamentos. É um modelo indicado para desbaste de madeira e superfícies circulares, como um corrimão, por exemplo.

As lixadeiras angulares realizam trabalhos pesados com ajuda de sua alta rotação e um disco fixo. Dessa forma, atua antes do acabamento.

O ideal é que esse modelo seja utilizado para desbaste, e sempre antes da finalização. No último processo então, é recomendado usar outro tipo de lixadeira para os acabamentos.

Lixadeira excêntrica

Esse é um modelo muito versátil que proporciona lixamentos perfeitos sem estrias. É específica para acabamentos e finalização, podendo ser usada em superfícies retas ou circulares.

Além disso, sua vantagem é que pode ser usada em diversos tipos de madeiras, plástico, concreto, entre outros.

Mas não esqueça

Fato é que se estamos trabalhando com ferramentas elétricas, estamos expostos a inúmeros riscos.

Após entender o trabalho que será executado e escolher a lixadeira ideal, é imprescindível que você utilize EPIs.

Tendo os equipamentos de proteção e o modelo correto de lixadeira, é hora de pôr a mão na massa. Ah! Não esquece de conferir a loja da Soldas Planalto. Lá existem inúmeros tipos de lixadeiras para te ajudar no seu trabalho.

Por hoje é isso, até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *