Quando é preciso fazer a manutenção dos freios do seu carro?

img/soldaspl_blog/65_post_7401.jpg

Tem muito carro que parece uma cuíca quando se pisa no pedal do freio. Veja quando é necessário levar o carro para verificar todo o sistema de frenagem na oficina, e o que fazer para preservá-lo.
PASTILHAS
Geralmente, têm durabilidade entre 10 mil e 20 mil km. Vibrações e barulhos estranhos na hora de frear podem significar que a peça já esteja vencida.
DISCOS
Peças com uma espécie de degrau na superfície, ou com a espessura reduzida também causam ruídos e trepidações. Nesses casos, os discos não assentam a pastilha nova e é preciso trocá-los. 

FLUÍDO
Deve ser trocado a cada dois anos ou 10 mil km – a luz do freio acesa no painel pode indicar a necessidade de troca. Retire o líquido velho e o ar da tubulação – sangria – e coloque o fluído recomendado pela fabricante.
PEDAL
Deixe de lado aquela mania de frear em cima da hora. Isso reduz a vida útil dos freios.
LOMBADAS
Evite passar em lombadas ou subir uma guia com o pé no freio. Isso pode empenar os discos.
NADA DE BANGUELA
Procure usar o freio motor (redução das marchas) nas descidas de serra. E desça sempre engrenado, nada de transitar em ponto morto.
MOLHOU
Após a chuva, pode ser que o freio assobie toda vez que você pisa no pedal. Com o carro andando, dê algumas pisadas leves no freio para secar as pastilhas

FIQUE ATENTO!
Depois de substituir as pastilhas, ande de forma tranquila nos primeiros 200 km para que a peça se ajuste. Pise forte umas sete ou oito vezes consecutivas em uma pista livre e pouco movimentada, a 60 km/h. Repita a ação reduzindo de 40 km/h até a parada total do veículo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *