Serra circular e serra mármore: A diferença

 

Serra

Seja em uma construção civil, indústrias, uso próprio ou quaisquer trabalhos. O uso da serra circular e da serra mármore é extremamente eficaz para um melhor trabalho e acabamento.

Hoje, vamos te mostrar as funções de cada uma das serras, como e quando elas podem ser utilizadas.

Uma das grandes dúvidas de pessoas leigas em ferramentas como essas, é em relação a diferença entre as duas serras. Para novos compradores ou novos conhecedores, ambos os tipos de serras são incrivelmente semelhantes.

Porém, é de extrema importância saber a diferença entre as duas. Começando pelo fato de que possuem nomes diferentes, e é claro, funções diferentes.

Muitas pessoas tem dificuldades em diferenciar. Isso se dá pelo fato de que são muito parecidas, porém, as funções são totalmente diferentes.

E caso você utilize uma para para a finalidade de outra, isso pode ocasionar um mal funcionamento da serra e até mesmo causar danos ao material.

Serra Circular

Essa contém inúmeras variações de tipos e qualidades. Ou seja, os discos podem ser de tungstênio e de dentes. O uso correto das lâminas, ocasiona num corte correto e bem acabado de certos materiais: Madeiras, folheados, compensados, laminados, chapas de fibra, MDF, plásticos, etc.

É interessante que você saiba, que existem diferentes tamanhos e tipos de serras circulares. As principais são:

  • Serra de esquadria: Lâminas de dentes finos. Disponíveis em 120v para AC e diversas voltagens para DC;
  • Serras com 18,4 cm: Podem ser utilizadas em madeiras de até 5,7 cm;
  • Serras de 20,32 cm e 25,4 cm: Utilizadas para madeiras grossas, de até 10,2 cm;
  • Serras Worm-Drive: Madeiras longitudinais – corte com sentido das fibras da madeira – decks e revestimento;
  • Serras com 16,5 cm: Material composto, madeira, longitudinal e comprimento nominal.

Serra mármore

Graças a seu excelente trabalho, essa máquina se tornou indispensável para trabalhadores. Este equipamento é utilizado para fazer cortes retos e curvos em todos os tipos de pedra ornamental. Ou seja, podemos cortar pisos, cerâmicas, tijolos, telhas, concreto, azulejo, etc. E como todos sabemos, todo material que será cortado necessita de um disco de corte com especificações apropriadas.

Muitas pessoas têm preocupação em relação a proteção adequada para operar a máquina com granito ou mármore. Além de fazer o uso de EPI para segurança, é indispensável que você busque verificar as instruções e manual do equipamento.

Algumas diferenças

Em relação a serra de mármore, a circular possui um disco relativamente maior, e é usada para trabalhos em madeira.

Uma diferença entre ambas, é a rotação. Enquanto a serra circular possui uma rotação um pouco mais baixa, a mármore possui alta rotação. O que ocasiona alta eficiência em materiais resistentes.

Além disso, as serras de mármore possuem discos menores e diamantados. E é por esse motivo que o equipamento é capaz de cortar pisos, ardósias, etc.

Gostou da matéria de hoje? Deixe nos comentários seu feedback ou entre em contato para mais informações dos produtos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *