Você sabe como limpar e armazenar suas ferramentas corretamente? E remover a ferrugem? São perguntas que parecem simples, mas que precisam de atenção, porque os cuidados aumentam a vida útil das suas ferramentas e podem evitar acidentes.
-
Remover a ferrugem
É normal, suas ferramentas com o passar do tempo acabam oxidando. A cada seis meses é importante limpá-las com óleo anticorrosivo, e removendo o excesso com a ajuda de um pano limpo, isso irá deixar as ferrugens mais leves.
-
Armazenamento
É importante escolher um local seco e sem umidade para armazenar suas ferramentas, para justamente evitar que elas enferrujem. Após o uso, antes de guardar no local é preciso limpar o instrumento com um pano seco.
-
Organização
Pode parecer uma sugestão um tanto quanto banal. No entanto, é importante deixar as ferramentas organizadas por seus tipos ou até mesmo pela frequência de uso. Assim, em uma emergência, você não terá problema para encontrar o que precisa.
-
Finalidade
É óbvio, mas nem tanto. Cada ferramenta possui uma finalidade específica, por isso, é importante não improvisar mesmo na hora da pressa. Porém, fazendo isso, você pode causar um acidente ou danificar a ferramenta por completo. Por isso, não se esqueça de utilizar os materiais indicados para cada finalidade.
-
Ferramenta de corte
As ferramentas utilizadas corte, como serrote e serra desgastam-se facilmente quando usadas frequentemente. Limpar com pano seco e lubrificá-las com óleo específico para esse tipo de produto são tarefas necessárias após usá-las. Não se esqueça de guardá-las em um local seguro e com a devida proteção.
Com essas dicas, suas ferramentas terão uma duração ainda maior e você poderá realizar com a máxima qualidade possível seus serviços, sem se preocupar com possíveis acidentes causados por falta de manutenção.