O que são?
Os adesivos estruturais são os feitos a partir de poliuretano. São específicos para realizar colagens de diversos materiais. Por ter uma alta resistência, os adesivos estruturais permitem que seja feita a ligação permanente entre dois componentes, fazendo com que a resistência dos materiais que estão sendo colados aumente.
Para aprender um pouco mais sobre O que são adesivos estruturais clique no link
Mas afinal, como utilizar os adesivos estruturais?
Para obter uma maior eficiência na colagem, é necessário que a superfície esteja completamente limpa e sem resquícios de oleosidade. Pois qualquer tipo de impureza pode afetar a eficiência do adesivo estrutural.
A maioria dos adesivos estruturais vêm com componentes separados, que, se misturados já começam a ser pegajosos e grudentos.
Existem diversos tipos de adesivos estruturais, e cada um deles possui um tipo de aplicação diferente. Os mais comuns são os que vêm em latas. Você verá que eles são separados em duas latas, como já explicado, é necessário fazer a mistura para aplicar.
Após fazer a mistura dos dois componentes, você pode começar a aplicação com uma seringa própria para isso, aplicar com uma espátula, ou então utilizar um pincel.
Em quais locais posso utilizar os adesivos estruturais?
Devido a sua alta resistência e aderência, esses adesivos são indicados para colagens nos seguintes locais:
– Concreto
– Argamassa
– Madeira
– Cerâmica
– Mármore
– Aço
Esses são os locais básicos para a utilização desse produto, mas em algumas marcas e modelos dos adesivos, podem ter outras aplicações também.
Vale lembrar que para colagens em plásticos e vidros, é necessário fazer um lixamento do local. Fazendo isso, você terá uma aderência muito maior entre o adesivo e a superfície.
Conclusão
Hoje você aprendeu um pouco mais sobre a aplicação de um adesivo estrutural, algumas de suas funcionalidades e em quais superfícies a aderência é melhor. Por hoje é isso, até mais!