4 dicas para o polimento automotivo ideal

Polimento automotivo: procurar um profissional ou fazer em casa?

Você sente falta do brilho na lataria de seu carro? Certamente, essa é uma questão que incomoda muitos proprietários. O polimento automotivo é um procedimento que busca resgatar a beleza que o automóvel acaba perdendo com o tempo.

Há inúmeros fatores que interferem na perda de brilho da lataria. Excesso de exposição ao sol e chuva são os principais deles, embora pequenos acidentes também possam causar arranhões. Pensando nisso, o polimento é uma ótima escolha para amenizar o aspecto desses danos.

Nesse artigo, selecionamos as melhores dicas para realizar esse procedimento de maneira eficiente. Confira a seguir:

1- Lave bem a lataria

O primeiro passo para obter o polimento ideal é lavar bem à lataria. Em resumo, um polimento de qualidade ocorre quando é possível preencher e eliminar as pequenas fissuras da lataria com produtos que deem brilho ao automóvel.

No entanto, é impossível preencher e suavizar esses danos quando há muita sujeira sobre eles. Por isso, uma lavagem de qualidade está diretamente ligada ao à aparência final do processo de polimento.

Durante a lavagem, evite usar produtos muito abrasivos, como vassouras rígidas ou químicos não recomendados. Para evitar marcas, procure manter a lataria sempre úmida e utilizar um pano macio para esfregar.

2- Utilize produtos de qualidade

Um polimento automotivo ideal não depende apenas da execução correta, como também de produtos adequados e de qualidade. Em geral, a principal substância utilizada é a massa de polimento, que costuma ser confundida com cera. Saiba a diferença entre elas:

Massa de polimento

A massa de polimento é utilizada nos casos onde há danos de profundidade média, que atingem o verniz aplicado sobre a pintura da lataria. Embora dê muito brilho e remova os riscos, essa substância tem potencial abrasivo e remove parte do verniz, e por isso precisa ser utilizada com cautela.

Cera

Ao contrário da massa polidora, uma boa cera não é abrasiva, o que difere os processos de polir e encerar (entenda a diferença aqui). A cera de carnaúba, por exemplo, é uma das mais utilizadas no Brasil para dar brilho e proteger o carro de fatores externos. Geralmente, a cera é aplicada após o processo de polimento.

Além de não fornecer o resultado esperado, o uso de substâncias inadequadas pode danificar permanentemente a pintura do automóvel. Por isso, é necessário manter-se bastante atento.

Entre as ceras, existem várias opções de produtos, entre elas:

3- Opte por uma politriz

Existem duas maneiras de executar um polimento ideal: manualmente ou utilizando uma politriz. A politriz é uma ferramenta composta por uma superfície macia, que gira e otimiza a aplicação da massa polidora sobre a lataria do automóvel.

Por meio desse equipamento, o esforço demandado é reduzido e o produto é aplicado de maneira mais uniforme. Desse modo, embora seja possível polir manualmente a lataria, o efeito obtido é muito melhor ao utilizar uma politriz.

Contudo, antes de utiliza-la, lembre-se sempre de verificar se não há areia ou sujeiras que possam danificar a pintura. Uma vez que o procedimento exige certa pressão e atrito, até mesmo os menores resíduos podem atrapalhar.

Uma boa dica é a utilização de uma boina de polimento, visando uma melhor aplicação uniforme e a garantia de inexistência de qualquer sujeira que possa prejudicar a lataria. Você pode aprender a utilizá-las aqui no nosso blog, confere este conteúdo.

4- Evite utilizar lixas

Em alguns casos, é necessário utilizar lixas bem finas para remover riscos mais profundos. Contudo, esse é um procedimento que demanda muito cuidado e especialização. Por isso, se esse for o seu caso, procure sempre um profissional capacitado antes de tentar em casa.

Se realizado de maneira errada, a lixa poderá arrancar não apenas o verniz, como toda a pintura da peça. Nesse caso, reparar os danos será uma tarefa difícil e com alto prejuízo para o seu bolso.

Ainda ficaram dúvidas sobre o assunto? Você tem mais alguma dica para compartilhar? Comente aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *