Quais as principais funções do alicate universal?

alicate universal

Mesmo que ainda não tenha um em casa, certamente você já viu e pode reconhecer um alicate universal de longe. Como o nome já diz, essa ferramenta foi projetada com o intuito de suprir as funções dos principais alicates do mercado.

Algumas dessas utilidades são bastante conhecidas, enquanto outras nem tanto. Por isso, elaboramos esse artigo com o intuito de mostrar as funções do alicate universal que você não conhecia, bem como ajudar no uso correto da ferramenta. Confira a seguir:

Apertar e dobrar

A ponta dentada é a primeira parte do alicate universal a receber destaque. Sendo, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e utilizadas, a ponta dentada facilitará o seu trabalho com chapas e fios.

Por meio dessa estrutura, é possível segurar, apertar e dobrar estruturas metálicas com maior precisão e firmeza. Sendo assim, isso se torna possível graças à ponta larga e os pequenos dentes, pelos quais é possível aplicar mais força, garantindo que o objeto segurado não escape.

Em geral, essas funções podem ser supridas por um alicate de pressão, na maioria das situações. No entanto, vale consultar os detalhes fornecidos pela empresa fabricante do produto.

Segurar

O vão dentado nada mais é do que uma abertura circular, com dentes de largura média, localizado na porção intermediária da ponta de um alicate universal.

A função principal dessa abertura no alicate universal é permitir que você segure pregos e parafusos com maior firmeza. Os dutos e quaisquer outras peças com formato que tenda ao cilíndrico também entram na lista.

Muitas vezes, o uso equivocado dessa parte do alicate pode danificá-lo. Por isso, evite soltar parafusos ou arrancar pregos utilizando o vão dentado. Em vez disso, um martelo poderá suprir melhor as suas necessidades.

Na maioria das vezes, o vão e a ponta dentada conseguem cobrir, em conjunto, as funções de um alicate de pressão.

Desencapar

Durante a realização de trabalhos em elétrica, desencapar fios é uma tarefa constantemente exigida. Por isso, o alicate universal possui em sua ponta uma lâmina, que pode ser perfeitamente utilizada para desencapar fios.

Além disso, ao aplicar maior pressão dos cabos, a lâmina central também permite cortar fios e arames de espessura pequena ou média.

Essa estrutura do alicate universal nada mais é do que uma forma de atingir a função de um alicate descascador ou de corte. Para pequenos trabalhos, um alicate universal pode ser muito mais útil, uma vez que evita o excesso de trocas de ferramenta.

Cortar

Além da lâmina central, os alicates universais possuem uma lâmina lateral, que funciona com a ajuda do fulcro. O fulcro nada mais é do que a estrutura que une os cabos e compõe a alavanca de funcionamento dos alicates.

Ao contrário da lâmina central, a lâmina lateral é destinada ao corte de arames de maior espessura, uma vez que é possível concentrar maior pressão nessas áreas.

Em geral, os alicates de corte comuns, como o alicate turquesa, não possuem esse tipo de distinção. Por isso, a lâmina é, muitas vezes, uma estrutura que deve ser utilizada com cautela para não danificar equipamentos.

Isolar

Sem sombra de dúvidas, o alicate universal é extremamente utilizado na execução de trabalhos de elétrica. Por isso, o revestimento dos cabos não é feito apenas para tornar o acabamento do alicate mais bonito.

Desse modo, o material utilizado nos cabos possui, como principal função, isolar choques elétricos naqueles que o manipulam em peças energizadas. O isolamento varia muito com o fabricante do alicate, mas costuma alcançar até 750V.

Vale lembrar que o alicate universal não é o único a possuir revestimento isolante. Essa é uma técnica bastante eficiente, que garante a segurança no trabalho dos técnicos.

Crimpar

A crimpagem nada mais é do que o processo de fixação de cabos em terminais, geralmente eletrônicos. Para isso, é necessária uma estrutura que forneça pressão para fechar adequadamente o terminal.

No alicate universal, é possível desempenhar essa função utilizando a parte desencapada dos cabos. O revestimento ajuda a manter os terminais no lugar, enquanto a alavanca fornece a pressão necessária.

Para essa mesma função, também podem ser utilizados alicates crimpadores, produzidos em vários formatos, de acordo com a funcionalidade desejada.

Qual a função escondida do alicate universal que você utiliza? Não se esqueça de deixar suas dicas e sugestões nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *