Aprenda a pintar seu carro

Pintar seu carro

Se você planeja uma mudança de cor em seu carro, ou então apenas retocar a pintura, fazer isso em casa é uma ótima forma de economizar.

Ok, vou pintar meu carro, mas como faço isso?

Sim, é necessário alguns cuidados na hora de fazer a pintura, pois muitas vezes podemos gastar muito para concertar os erros realizados.

Mas não precisa se preocupar, hoje daremos as melhores dicas para que você consiga realizar uma boa pintura em seu carro, economizando muito mais.

Por onde começar?

A primeira coisa que você deve saber, é que para uma boa pintura são necessários reservar alguns dias se dedicando a isso.

Agora, vamos ver quais materiais iremos utilizar para fazer a pintura adequada:

  • Lixas 1200 e 2000;
  • Lixadeira elétrica ou a ar;
  • Compressor;
  • Pistola de tinta;
  • Politriz;
  • Jornais e fita adesiva;
  • EPIs básicos
    • Máscara de respiração;
    • Óculos de segurança;
    • Luvas;
  • Tinta base ou Primer;
  • Diluentes de tinta;
  • Demão de tinta acrílica.

Fique atento com a quantidade necessária de tinta de acordo com o tamanho do seu carro, depois disso, iremos para o próximo passo.

Preparando a superfície

Primeiramente, é super importante estar atento com o local em que o carro será pintado.

Se for um ambiente fechado, tome cuidado com a poeira, deixe o lugar bem limpo. Se for um local mais aberto ao ar livre, tenho cuidado em questão ao que pode cair de cima, como por exemplo folhas de árvores.

Agora, precisamos fazer uma boa lavagem no carro, e decidir se a pintura será uniforme ou detalhada. Outra coisa importante, é saber se você quer pintar também alguns compartimentos, como motor, nesse caso, talvez seja necessário removê-lo.

Quer fazer uma boa limpeza no seu carro antes de partir para o próximo passo? Veja alguns equipamentos básicos para poder lavá-lo e ter um ótimo resultado.

Lixando o carro

Sim, como qualquer outra superfície, antes da pintura é necessário fazer um bom lixamento. E vale lembrar, essa é uma das coisas mais importantes do processo, mas é agora que o trabalho realmente começa.

Comece lixando com movimentos circulares, e seja muito paciente, pois para concluir de forma adequada leva um bom tempo.

O ideal é que você chegue até o metal, apesar de demorar um pouco, o acabamento fica muito mais elaborado.

No final, a superfície deve estar bem lisa e uniforme, para obter esse resultado, talvez em alguns lugares seja necessário fazer o lixamento a mão.

Após o lixamento, limpe toda a superfície do carro com um pano para remover a poeira. Vale lembrar, que caso o carro tenha resíduos de ferrugem, é necessário aplicar algum produto para remoção de ferrugem.

Pode ser que após o lixamento, tenham algumas irregularidades que precisam ser corrigidas. Para isso, utilize o Primer. Aplique camadas finas de 10 em 10 minutos até que as irregularidades sejam eliminadas.

Após a secagem dos produtos aplicados, você precisa lixar novamente com a lixa 2000, depois disso podemos partir para a pintura em si.

A pintura

Para começar, precisamos cobrir as superfícies que não serão pintadas. Para isso, usaremos jornais e fita adesiva. Cobrir bem os vidros é muito importante.

Caso queira mais dicas para a preparação da superfície, veja como preparar a superfície para pintura.

Após a mistura correta das tintas, é só começar a pintar. O ideal é que você aplique três ou quatro camadas de tinta. Depois disso, novamente lixamos com a 2000 e então passamos um pano úmido para tirar os resquícios de poeira.

Por fim, repita os passos com a laca transparente e pronto, seu carro está novo em folha.

Vale lembrar, que após alguns dias de uso, é recomendado polir o carro. Caso queira economizar e fazer o polimento em casa também, veja 3 dicas para ter um ótimo resultado na hora de polir.

Conclusão

Como você viu, pintar o carro em casa não é difícil e muito menos impossível. Basta ter os materiais e instruções necessárias, além do cuidado extremo.

Por hoje é isso, até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *