Soldagem TIG e MIG: Entenda a diferença

TIG e MIG

Ambas as soldagens se tratam de um processo de arco elétrico. Em sua forma de arame consumido constantemente, esse arco é capaz de realizar a união entre materiais, normalmente metálicos por meio da fusão e aquecimento.

Conhecido também por suas ramificações TIG e MIG, seu processo de soldagem funde de forma contínua. A vantagem é que pode ser aplicado a soldagens de grande parte dos metais usuais em ambientes industriais.

Mas afinal, qual a diferença entre essas duas ramificações? Alguma delas possui vantagem ou desvantagem sobre a outra? Bom, hoje vamos abordar as principais diferenças entre elas, e também qual é o melhor uso para cada uma. Confira:

Soldagem TIG

Devido ao eletrodo tungstênio, a máquina de soldas TIG possui a capacidade de criar uma solda de alta qualidade, e sem distorcer muito os metais. Alguns soldadores preferem fazer o uso de tal máquina pelo fato de que a mesma possui uma grande variedade de metais que podem ser soldados. Além disso, também é muito versátil do gás argônio, o qual é usado no ato da soldagem.

As vantagens da máquina a tornam um pouco mais difícil de se manusear, sendo necessário um treinamento especializado para dominá-la.

Para usar a máquina, é necessária uma haste para enchimento, a qual deve ser constantemente alimentada. Também se faz necessário o uso de um pedal regulável para o processo da solda.

Soldagem MIG

Da mesma maneira que as soldas TIG, essas também são máquinas de alta qualidade. Mas, por outro lado, sua popularidade é um pouco maior da citada acima. Isso porque mesmo possuindo quase todos os mesmos recursos, seu custo é menor.

As máquinas de soldas MIG também são mais fáceis de serem manuseadas, uma vez que seu metal de enchimento é alimentado pela tocha de soldagem.

Sendo assim, os soldadores conseguem utilizar com mais segurança a máquina.

Para soldagens, a MIG utiliza um gás para proteger a solda. Dessa forma, mantém a mesma livre de impurezas, fazendo com que a soldagem seja mais limpa ou então mais fácil de limpar (quando houver resíduo).

E, assim como a máquina TIG, esta também pode ser utilizada em uma grande variedade de metais. Porém, os metalúrgicos e soldadores costumam utilizá-la para soldagens em materiais.

Diferente da TIG, esta possui um gás que não tem atividade alguma com a poça de fusão. Constituído por argônio e hélio, o processo de soldagem é geralmente utilizado com correntes elétricas contínuas. Sendo assim, a soldagem exige a compra de gás que requer alguns materiais (normalmente mais caros comparado ao TIG).

Conclusão

Vimos hoje, que ambas as máquinas de soldagem possuem quase as mesmas atribuições. Suas divergências consistem nas suas composições e onde costumam a ser utilizadas.

Então, quando for utilizar alguma máquina num nível mais profissional, opte pela máquina TIG.

Porém, para o dia-a-dia ou algo mais simples, é certo que a máquina MIG seja escolhida.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as soldas? Os detalhes citados acima são alguns dos muitos existentes, então caso queira saber mais e tirar algumas dúvidas, entra em contato conosco e te ajudaremos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *