Entenda o cálculo de frete dos correios


Quem nunca se perguntou como funciona o cálculo de frete quando faz um compra online, não é mesmo? A verdade é que não somente os compradores devem se preocupar come esses valores, mas também os vendedores de lojas virtuais.

Os valores dos fretes estão intimamente ligados aos valores e preços de seus produtos e por isso é muito importante fazer uma venda, pensando que seu comprador ainda terá que acarretar o preço do frete. Que, quando alto, muitas das vezes acaba dissuadindo seus clientes a efetuarem suas compras.

Neste artigo, vamos compreender melhor qual o funcionamento dos fretes, como são calculados os mesmos e outras ressalvas que serão muito úteis tanto aos compradores como também aos vendedores. Siga lendo para entender um pouco mais!

O frete para empreendedores

Quando se possui uma loja virtual, é comum alguns vendedores nem mesmo se atentarem ao valor fretado, devido ao fato de que existe uma ferramenta muito útil que já facilita esse serviço. Através dos serviços online dos Correios, por exemplo, é possível verificar que o cálculo é efetuado automaticamente, através do CEP do destino apresentado. Porém, o que muitos não se atentam é que um cálculo exato é feito para obter o resultado final.

Basicamente, esse cálculo é obtido através do peso cúbico do produto, como podemos observar na fórmula a seguir.

Onde:

  • Comprimento: definida em centímetros;
  • Largura: definida em centímetros;
  • Altura: definida em centímetros;
  • 6000: trata-se do coeficiente resultante da relação. Ou seja, Legalizada pela IATA, órgão que define as diretrizes internacionais.

Basicamente, todo esse cálculo é realizado para as funcionalidades SEDEX e PAC. É importante realçar que o cálculo das mercadorias não leva em consideração apenas o produto, como também as embalagens e o espaço que as mesmas ocuparão durante o transporte. E, devido ao fato de o cálculo ser feito por uma entidade internacional, não varia conforme área, região ou nacionalidade. De fato, esse cálculo é adotado por todo o mundo, sendo que a maior parte das transportadores, sejam elas aéreas, rodoviárias ou hidroviárias, utilizam esse meio.

Algumas limitações de transporte

Esses são outros fatores que poucos vendedores virtuais levam em consideração. Por isso, antes mesmo de enviar seu pacote, ou escolher os Correios para entrega de seu produto, leia este artigo.

Umas das coisas é, para usar os Correios, é necessário que todas as suas mercadorias devem pesar menos de 30 kg e suas dimensões totais também inferiores a 200 cm, ou seja 2 m. É por este motivo que, muitas vezes, quando se é enviado mais de um produto para o mesmo endereço, não deixam que eles sejam mandados no mesmo pacote. Pois, dependendo de seu comprimento cúbico e seu peso, ultrapassa o limite por pacote, custando até um pouco mais o frete daquela mercadoria.

Por este motivo, sempre aconselhamos que, em vez de utilizar os correios, caso sua mercadoria for em uma quantidade maior, ou com maiores dimensões, que utilize um meio alternativo de transporte. Além dos Correios, você pode também optar por uma transportadora especializada em produtos mais pesados, ou seja, um particular.

Apesar de possuir um custo um pouco maior do que o usual, tanto os vendedores, como o cliente, acabarão tendo menos custos do que se estivessem enviando seus pacotes através das funcionalidades PAC, SEDEX.

Qual serviço utilizar?

A verdade é que os Correios oferecem um serviço muito eficiente e está presente na maioria das empresas virtuais e físicas. A única diferença de uma empresa particular para esta, seria mesmo a proporção dos pacotes que serão enviados.

Por isso, lembre-se de sempre fazer os cálculos juntamente com o próprio site. Deste modo, você poderá ter um controle maior de qual meio de transporte sairá mais em conta. Levando assim, vantagens, tanto como vendedor, como também comprador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *