O que não pode faltar para um chapeador?

13 de maio de 2019

O chapeador é o profissional que repara, confecciona, molda, reabilita e fura chapas metálicas, para utilização e reuso. A profissão foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), instituída pela portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002.

Seja em indústria automobilística de escala pequena, média ou grade, o chapeador deve estar preparado para realizar diversas atividades, como chapeamento, pintura (lixar, desamassar, polir, etc), limpeza geral e outros serviços cíclicos. Além dos acessórios habituais (como martelo de face plana e Tasso), para que esse profissional possa cumprir seus serviços com excelência, o mesmo precisa possuir os equipamentos corretos. E será exatamente isso que vamos mostra-los a seguir.

Principais equipamentos de um chapeador

Politriz

Também conhecida como Polideira ou Polidora, a Politriz é uma ferramenta pneumática (ou elétrica), que foi inserida no mercado para facilitar seu manuseio, dando novas configurações e mobilidade ao chapeador. Seu objetivo é polir superfícies, mais comumente utilizada na linha automobilística. Este equipamento se enquadra entre os mais essenciais produtos e não poderá faltar a um chapeador.

Nossa loja oferece peças das mais altas qualidades. Juntamente com elas, temos disponíveis outros acessórios que não pode faltar para um chapeador, como por exemplo, o Disco de Lixa, Boina dupla, cera protetora, liquido lustrador e muitos outros.

Esmerilhadeira

A Esmerilhadeira é uma ferramenta utilizada para realizar acabamentos em peças de aço, assim como polimento em concretos. Quaisquer departamentos de manutenção industrial metalúrgica utiliza tal ferramenta para melhor acabamento. E esse é o motivo pelo qual ela entra na lista do que não pode faltar para um chapeador. Para este equipamento há variados outros utensílios que serão essenciais para proteção, sendo eles: óculos de segurança, luvas, máscara, e protetor auricular.

Para melhor manuseio e rapidez a MAKITA ESMERILHADEIRA, será o melhor produto no mercado. Sua potência corresponde a 2.200W, a Soldas Planalto, oferece o melhor preço, forma de pagamento, com garantia de 90 dias após a entrega.

Pistola de pintura

Cada problema surge devido a sua complexidade. Um veículo, por exemplo, ao sofrer variados danos como: exposição constante ao sol, batidas e riscos. Todos esses problemas ocasionam na perda de sua pintura original, ou danificação na superfície, sendo necessário um reparo por meio de pintura, por exemplo. Para um trabalho excelente, é necessário que o profissional possua a melhor ferramenta em mãos.

A Soldas Planalto possui a Pistola de Pintura V8 Brasil, de linha profissional, com controles ajustáveis e variadas vantagens. O melhor controle no gatilho, ajuste preciso de leque de pintura e aumento de pulverização na capa de ar, são adjetivos de uma ferramenta que não pode faltar para um chapeador.

Solda Elétrica

O chapeador, durante o processo de manuseio da chapa, aplica variados métodos que utilizam a solda elétrica. O processo de aquecimento entre duas chapas de metal utiliza uma corrente elétrica potente, que difere das soldas tradicionais.

Sendo utilizada para pequeno e grandes trabalhos, seu uso é perfeito para chapeadores, funileiros e soldadores iniciantes. Devido ao dínamo em solda ser auto-regulador, a solda elétrica costuma ser a mais procurada ultimamente. A máquina de soldagem pode economizar combustível, possui precisão no ponto soldado e utiliza força eletromotriz, produzindo meio volt de eletricidade.

Além de ser uma das ferramentas mais utilizadas por um chapeador, junto com esta, não pode faltar segurança. Para melhor manuseio do produto e menos nocividade ao condutor, é necessário que seja utilizado a máscara de solda. A máscara de solda CR2 (Linha Indústrial), por exemplo, proporciona sensibilidade e escurecimento ajustável de tonalidade. A máscara pode ser utilizada em Solda elétrica, Plasma, Solda TIG e solda Mig/Mag.

Relacionados