Diferença entre serra de mármore Makita e a serra circular

10 de janeiro de 2020

Diferença entre serra de mármore Makita e serra circular

Uma dúvida muito comum entre usuários de ferramentas elétricas é: qual a real diferença entre a serra de mármore Makita e a serra circular?

Essa dúvida acontece porque os dois equipamentos são bastante semelhantes. Porém, as duas têm funcionalidades diferentes, e a utilização delas de forma errada pode causar danos tanto para o equipamento, quando para quem o manuseia.

Vale lembrar que Makita não é o nome da ferramenta, e sim a marca pioneira na fabricação da serra mármore. Por isso, as pessoas continuam chamando essa serra pelo nome da marca.

Neste artigo nós vamos explicar quais as diferenças entre a serra de mármore Makita e a serra circular e qual a funcionalidade de cada uma delas.

Diferenças entre serra Makita e a circular

Como já foi dito a serra de mármore Makita e a serra circular possuem funções distintas. A principal diferença entre elas é a taxa rotação.

Enquanto a serra de mármore têm alta rotação, a circular possui a rotação menor. Isso define o tipo de material que cada uma suporta.

A serra de mármore makita é mais resistente que a outra, e ela é ideal para o corte do próprio mármore, como também de azulejos, porcelanas e até concreto, além de outras coisas.

Enquanto isso a serra circular é ideal para o corte de todos os tipos de madeira. Isso porque seu disco é maior que o da outra.

Leia: Guia básica – como utilizar uma serra circular

Outra diferença interessante entre a serra de mármore Makita e a serra circular é que a circular possui uma capa protetora que se abre na hora do corte e se fecha logo após, este recurso de proteção não está presente na serra de mármore.

Porém há também uma inovação para a serra mármore. Se antes não era possível cortar madeira com ela, o novo disco diamantado permite que isso seria possível. Assim você pode utilizar a serra mármore Makita para cortar madeira também.

Importância de utilizar a serra correta

Além da serra de mármore Makita e a serra circular, existem uma grande variedade de serras para serem utilizadas.

Conhecer cada uma delas e saber como utilizá-las corretamente é essencial para fazer um bom trabalho e garantir a segurança no ambiente de trabalho, tal como a durabilidade das ferramentas.

Cada tipo de serra têm uma funcionalidade e características próprias. Isso na marcenaria ou em outro local de trabalho (como marmoraria) existem variedades de serras para cada objetivo.

Estude bem a funcionalidade de cada serra, pois dessa forma você evita acidentes, e até mesmo consegue garantir a durabilidade da sua ferramenta, pois quando ela é utilizada para aquilo que foi designada, ela consegue um desempenho melhor e não se desgasta realizando mais do que o que deve.

A  serra de mármore Makita e a serra circular elas têm funcionalidades completamente distintas, por isso uma marmoraria não deve utilizar a serra circular e apesar de haver a possibilidade de utilizar a serra mármore para cortar madeira é importante conhecer as limitações dela.

Não economize quando o assunto for qualidade

Não deixe de investir em lâminas de qualidade para seu negócio. Lâminas de qualidade garantem um trabalho muito melhor e mais eficiente.

Além disso você poderá passar bastante tempo sem se preocupar em realizar a troca da lâmina, pois lâminas de qualidade, sendo utilizadas da forma correta tendem a durar muito mais.

Conclusão

Viu só como é importante entender a diferença entre sua serra de mármore Makita e a serra circular?

Pois é! Agora que sabe a diferença escolha aquela que será mais eficiente para seu negócio, e utilize da forma correta. Uma boa lâmina garante um trabalho excelente!

Relacionados