Principais técnicas de polimento automotivo

técnicas de polimento

Quando o assunto é deixar o seu carro brilhando, muitas vezes somente uma boa lavagem não faz tanta diferença. Por isso, um belo polimento é indispensável para os motoristas que fazem questão de ter seu carro sempre impecável.

Contudo, muitas técnicas de polimento estão surgindo em várias oficinas especializadas e nos famosos vídeos tutoriais do YouTube. 

Confira: 4 dicas para o polimento automotivo ideal

Mas, qual é o mais indicado para você? Conheça agora os principais técnicas de polimento automotivo:

Enceramento tradicional ou manual

A maneira mais tradicional de encerar o seu carro, protegendo a pintura e dando aquele brilho. Independente se o seu carro é novo ou usado, uma boa polida com toda certeza vai deixar tudo mais bonito.

Tendo um excelente custo benefício e com o produto certo e um pouco de disposição você pode fazer na sua garagem. Uma forma eficiente e muito barata de conseguir lustrar o carro e ganhar alguns elogios dos amigos.

Preservar o seu patrimônio não custa tão caro assim e você pode fazer isso de forma simples. Então, se sentiu que está na hora de dar aquela ajudinha a pintura do seu carro pegue a flanela ponha um pouco de cera e siga em frente.

Uma dica importante para quem ainda não tem muita prática em encerar o carro com a planeja: coloque a cera na planeja e trabalhe sempre em movimentos circulares em uma única direção.

Polimento simples

Muito utilizado em carros cujo a pintura está levemente danificada, com mancha de sol ou riscos. O polimento simples é uma boa recomendação para quem fez repintura de peças ou carros cuja pintura está desgastada.

No polimento simples é utilizado um disco de leve espuma (Politriz) acoplado a uma lixadeira elétrica. Ideal para disfarçar aqueles arranhões mais visíveis que começaram a incomodar.

A verdade é que em muitos casos um lixamento super refinado pode ser necessário para deixar a pintura mais uniforme. Então, se você tiver dúvidas não arrisque e pergunte ou confie o serviço a alguém que saiba o que está fazendo.

Bem, se você ainda estiver em dúvidas e não souber medir a sua força e o jeito certo de fazer, tenha cuidado! Não force muito a mão para não passar da conta e acabar retirando parcialmente o verniz da pintura do seu carro.

O preço cobrado em média nas oficinas para fazer um polimento simples é em média R$ 150,00, mas isso pode variar de acordo com a cor do carro e sua região.

Polimento especializado (técnico)

Entrando nas categorias mais especializadas e técnicas do polimento. Esta técnica é muito comum em oficinas de pintura e é recomendada para veículos com muitos riscos e manchas de sol. 

O acabamento requer olhar e técnica apuradas, pois ele consiste em nivelar a pintura removendo arranhões mais sérios. Após deixar o carro livre dos terríveis arranhões, ele ainda é ilustrado com um produto especial para dar brilho.

Como se trata de um procedimento mais cauteloso recomendamos que você não faça em casa, a não ser que já tenha experiência prévia. O preço médio pode variar de acordo com o estado do carro, porém custa em média R$ 250,00.   

Espelhamento

O espelhamento ou cristalização é indicado para quem quer dar mais proteção para o carro. Profissionais de funilaria e pintura recomendam que este procedimento seja feito pelo menos duas vezes por ano.

O espelhamento é uma das técnicas de polimento automotivo mais difíceis. Principalmente porque requer várias fases e um nível de detalhes que não pode ser alcançado em casa.

Todo procedimento é feito com ceras cuidadosamente separadas que protegem o seu veículo, garantindo a manutenção da cor e beleza do seu veículo.

Após lavado, o carro tem as partes cromadas e borrachas protegidas, em seguida é feito o polimento. Na sequência é aplicada uma cera ou resina de proteção e por último é feita a impermeabilização.

Veja quais são os equipamentos básicos para lavação ideal do seu carro

As técnicas de polimento automotivo não seguem uma receita de bolo e muitas vezes o tempo e os intervalos entre cada ida na oficina pode variar de acordo com o clima e as condições de armazenamento do carro.

Outro fator importante que pode fazer variar a necessidade do polimento automotivo é a cor do veículo. Geralmente os mais escuros precisam de mais cuidados nesse sentido.

Veja: Como preparar superfícies para pintura automotiva

Aproveite para cuidar bem do seu veículo, mas confie somente em empresas especializadas e com produtos de qualidade. 

Se quiser conhecer os melhores produtos para fazer o seu carro brilhar, conheça a Soldas Planalto e encontre o que precisa com atendimento especializado e melhores marcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *